quinta-feira, 6 de outubro de 2011

8 Pyanepsion...THESEIA!!!!

     
        Bom dia caros Helenistas e simpatizantes!!!! Hoje estamos em um dia muito especial, que tem muito a ver com este blog, hoje é o 8° dia do mês Helênico de Psyanepsion, dia consagrado a Poseidon! além que hoje também é a Theseia, festival em honra a Poseidon, aquele que exterminou o Minotauro, monstro parte homem, parte touro que ficava preso no labirinto em Creta, filho da rainha de Creta Pasífae que se uniu ao Touro de Creta, castigo dado aos deuses ao rei de Creta, Minos, por não ter oferecido o Touro em Sacrificio aos deuses, o labirinto foi construído por Dédalo, grande inventor e arquiteto da época. O rei de Atenas, Egeu, segundo as versões mais aceitas, se uniu com Etra, filha do rei de Trezena, e na mesma noite Poseidon a também posuiu, à força, gerando assim o famoso Teseu.
      Apesar disso Egeu o amava, ele voltou a Atenas, porém instruiu a Etra que quando teseu possuisse força para erguer uma rocha onde ele tinha lhe deixado uma espada e sandálias, ele iria a Atenas, pois no momento se soubessem que ele fosse seu filho os Palântidas, seus sobrinhos, o tentariam matar.
       Teseu cresceu forte, poderoso, como seu verdadeiro pai, sua mãe lhe contou quem era seu pai e disse sobre o que ele havia lhe deixado, ele ergueu a rocha sem problemas e tomou seu caminho a Atenas. Antes de chegar obteve varias vitórias em disputas derrotou Perifetes, Sínis, este último seu meio irmão por parte de pai(Poseidon), quando Egeu viu a espada de seu filho ele o reconheceu e proclamou a todos que este era seu filho.
      Teseu teve inumeras aventuras, mas falarei de sua mais conhecida, a caçada ao Minotauro. Atenas estava pagando um tributo a Creta de por ano de 7 rapazes e 7 moças adentrarem o labirinto para servirem de alimento ao Minotauro, Teseu após muitas súplicas de Egeu para não ir, foi a Creta no lugar de um dos Jovens, porém combinaram que  caso ele voltasse vivo ele substituiria as velas negras do navio(em luto pelos jovens que seriam mortos) por brancas, simbolo da esperança e que haviam conseguido destruir o monstro. ele chegou a Creta, a filha do rei, Ariadne, se apaixonou pelo jovem, e deu a ele um novelo de lã que lhe garantiria uma passagem segura de ida e volta no labirinto, Teseu entrou e segundo algumas versões encontrou o Minotoauro adormecido e o matou com um único golpe, já em outras ele obteve uma épica batalha com a criatura. Por fim ele a matou, fugiu de Creta com Ariadno, porem a deixou na ilha de Naxos(ela seria mais tarde desposada por Dionísio, e voltou a Atenas, mas esqueceu de trocar as velas negras por brancas. Egeu viu as velas negras e achou que seu filho morreu, então precipitou-se em um penhasco para o mar, desde então o mar passou se a chamar de Mar Egeu.
      Teseu governou Atenas, sendo um grande rei, participou de outras pequenas aventiras, após sua morte segundo dizem, seu eidolon(espírito) ajudou os atenienses na batalha de Maratona, derrotando de vez os persas.
      
     Vamos honrar hoje o dia  a este grande heroi, pense em seus grandes feitos...
segundo o site RECONSTUCIONISMO HELÊNICO NO BRASIL( http://sites.google.com/site/helenismo/Home/festivais/pyanepsion-apellaios ) é celebrado esse dia da seguinte maneira: ''Há uma procissão, sacrifícios, jogos atléticos (times com corridas de tochas e eventos de pista e campestres), e uma festa na qual carne é distribuída para as pessoas (celebrando Teseu como benfeitor popular e herói democrático). A festa inclui Athare (ou Athera), uma refeição de trigo descascado cozinhado em água e leite.''

salvem Teseu, filho de Poseidon, grande rei de Atenas, exterminador do Minotauro, Heroi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário