quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Poseidon, o grande soberano dos mares!!

    Boa noite Helenistas e simpatizantes, demorei essa semana para postar, mas agora chegou!! esse mês atualmente nos padrões modernos do Reconstrucionismo Helenico é dedicado a Poseidon, um dos 12 grandes deuses Olímpicos, um dos filhos de Cronos e Réia, que foi devorado por seu pai para impedir que seus filhos lhe tomassem o trono, só escapando graças a seu irmão mais novo Zeus, que fugiu do mesmo destino de seus desafortunados irmãos. Zeus, já adulto, obrigou seu pai a regurgitar seus irmãos, que saíram adultos também. Depois disso Zeus e seus irmãos declaram guerra aos titãs, uma guerra conhecida por Titanomaquia, que durou 10 anos, uma guerra que devastou o mundo em sua época, os deuses Olímpicos tinham como base o Monte Olimpo e os Titãs tinham o Monte Ótris. Hesíodo descreve o combate de proporções colossais da seguinte maneira:  "Parecia, ouvindo e vendo tão grande bulha e luz, que a terra e o céu se confundiam, pois era enorme o tumulto da terra esmagada e do céu a se precipitar sobre ela, tal o barulho da luta dos deuses. Ao mesmo tempo, os ventos, sacudindo-se, erguiam o pó, o trovão, o relâmpago, e o raio ardente, armas do grande Zeus, e levavam o brado e os clamores ao seio dos combatentes; e no incessante fragor da espantosa luta, todos mostravam a força dos seus braços."
      Os Olímpicos tiveram sua vitória, confinam os Titãs que lhes opuseram no Tártaro e acolhem os que não os opuseram(Thêmis, Oceano, Tétis, Mnemósine e Prometeu).
      Então Zeus,Poseidon e Hades dividem entre sí o controle do universo, Zeus fica com os céus e a soberania sobre os mortais e imortais, Poseidon sobre os mares e terremotos, e Hades com as riquezas da terra e com o domínio do mundo inferior. 
      Poseidon é um deus soberano sobre o mar, a força do mar vem dele, é representado como um homem forte, viríl, de barba e cabelos longos e negros, tem como ferramenta de poder seu tridente, fabricados por criaturas marinhas conhecidas como Telquines. Com esse tridente, Poseidon pode provocar ondar, maremotos, tsunamis, terremotos e outros fenômenos marítimos. tem como símbolo seu tridente,  a coroa, búzios, alguns animais o pertencem, como o cavalo(criação dele), o touro, todos os animais marinhos e etc.
     É conhecido por seu poder, um humor nada estável, pelo contrário, como o mar, nunca sabemos quando ele terá uma ''tempestade'', ou quando entrará em uma ''calmaria''. Possui grandes feitos, como a criação dos cavalos, também pela construção do muro de Ílion(Tróia) segundo alguns dizem, a fonte de aguá salgada em Atenas(quando disputando a posse da cidade com Athena, porem foi derrotado) entre outros feitos. Também possuiu inúmeras conquistas amorosas, algumas gerando heróis como Teseu, outros gerando monstros como o gigante Anteu(de fato a maioria foram filhos mais violentos), porém teve como esposa definitiva Anfitrite, com que teve Tritão e Rhodes.
    Têm como epítetos: Aspheleios (Decidido), Basileus (Rei), Ennosigaios (que Sacode a Terra), Gaieokhos (que Segura a Terra), Hippios (dos Cavalos), Pater (Pai), Petraios (da Pedra), Phutalmios (o que Nutre), Soter (Salvador), Taureos (semelhante ao Touro).
    Poseidon é um deus extremamente importante para mim, não sei como, me sinto desde pequeno conectado a ele de certo modo, sempre tive uma atração pelo mar, quase como se fosse um velho amigo, um parente, alguém que posso estar junto sem medo de ser abandonado, e agora no Helenismo, sinto mais ainda isso pelo mar. Quando pequeno tinha sonhos e pesadelos relacionados ao mar, nele sinto a presença de Poseidon, quando me aproximo de um cavalo sinto a presença dele, é como se ele estivesse em todo lugar comigo, zelando por mim,me dando forças...
    Quando estou na praia, sou muito de afobar, de querer ir fundo, mesmo não sendo o melhor nadador do mundo(tenho que aprender melhor) e sempre nessas horas levo um susto, uma onda grande demais, um repucho do mar, quase como se fosse uma advertência, um ''puxão de orelha''  e apesar do susto momentâneo, eu me sinto bem com isso, estou aprendendo aos poucos, me tornando cada vez mais ligado a Poseidon, agradeço muito a ele pelas metas que atingi graças a ele, as minhas conquistas e tudo mais!! Espero que essa ''conecção'' com ele se torne cada vez maior, no momento não consigo fazer muita coisa em honra a ele, mas pretendo aqui no blog postar logo imagens, desenhos, poemas em sua reverência... e o quando antes montar um altar em sua honra.
    Que Poseidon nos dê força, proteção e que ele continue soberano nos mares por infindáveis anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário