segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NINFAS, AKHELOUS, HERMES, GÉIA e ATENA--> entidades ligadas ao mar

     Bom dia caros Helenistas,ontem não tive tempo de postar melhor isso por uns contratempos,porém, com um dia de atraso consegui colocar isso aqui! ontem foi  o 27º dia do mês Helênico de Boedromion, dia que foi comemorado em honra as Ninfas, ao deus-rio Akhelous, a Hermes, Gaia e Atena. É claro, Hermes está desde que entrei para o Reconstrucionismo Helênico muito presente em minha vida, agradeço a ele por guiar meus passos, agradeço aos deuses por tudo, como foi um dia também dedicado a Atena e Gaia, agradeço elas pela sabedoria e pelo aconchego que me dão respectivamente, mas me focarei hoje mais nas Ninfas(em especial as relacionadas aos lagos,mares e etc) e ao Akhelous.

     Ninfas são uma espécie de deusas-espíritos femininos da natureza, geralmente relacionada a algum lugar em específico, são descritas em relatos antigos como mulheres lindas, dificilmente encontrando humanas que possa ser comparada tal beleza. As Ninfas estão presentes em muitos dos mitos gregos, falarei um pouco das Oceanides e Nereidas, apesas de haver muito mais...
    Oceanides são filhas de Oceano e Tétis, elas acompanham sua mãe Tétis em seus cortejos. São ligadas aos fenômenos marítimos e aos pontos mais profundos e inóspitos do Oceano. Hesíodo em sua Obra ''Teogonia'' descreve 41 Oceanides.
    Nereidas são filhas de Nereu e Dóris, são relatadas como 50 ou até mesmo 100, compartilham com seu pai o a morada no Mar Egeu,são consideradas gentis, bondosas, sempre prontas a ajudar marinheiros menos afortunados, são consideradas belíssimas. São retratadas com cabelos longos enfeitados com pérolas, montadas em golfinhos ou cavalos marinhos, munidas de um tridente  em uma das mãos, são representadas ora com corpo totalmente humano, ora como metade humana metade peixe.


      Akhelous é filho de Oceano e Tétis, é um deus-rio que reside no rio homônimo, teve como filhos Hippodamas e Orestes, é considerado segundo alguns relatos como pai das Sirenes, disputou com Hérakles a mão de Dejanira, do qualseu rival saiu vitorioso no embate entre os dois, o deus-rio se metarmofoseava em varios animais e bestas ferozes em Hérakles usava sua incrível força, quando Akhelous tranformou-se em touro Hérakles quabrou seu chifre que tornou-se a corcunópia, cuja bebida vertida ali nunca terminava.

2 comentários:

  1. Bacana!! Curti muito! Só achei estranho o termo "eram consideradas..." Eu entendi em qual sentido você quis colocar o "eram", porém acho que nem todos entenderão bem....fica a dica!!
    Porém, isto não tira a magnificiencia do tema e homenagem tributada por você neste post!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. ahhhh o ''eram'' eu nem notei, era pra ser ''são'', eu e minha mania de escrever e não revisar o que escrevi, desculpe mesmo, foi erro meu, obrigado pelo puxão de orelha =)

    ResponderExcluir